Leaderboard – 728×90 – Foco e IEDI
Leaderboard – 728×90 – Foco e IEDI

About the author

Wander Garcia

Wander Garcia

Autor de mais de 20 obras de referência na preparação para Concursos Jurídicos e OAB e Advogado e Procurador do Município de São Paulo.

Related Articles

49 Comments

  1. 1

    Paulo Cestini

    Percebi pelo contexto a sua extraordinária perspicácia em termos de questões de concursos. Mas falando, em termos práticos, das possibiliades reais de anulação das questões indicadas, será possível que a OAB aceite os argumentos, ou, por sua experiência entende que apenas uma ou outra questão irá ser anulada?

    Reply
    1. 1.1
      Wander Garcia

      Wander Garcia

      Prezado Paulo, vai depende um pouco da movimentação que os examinandos fizerem. A FGV já apresentou muitos problemas no passado. Temos que demonstrar que ela continua cada vez se complicando mais em seus exames. Divulgue a todos que fizeram a prova os problemas e sugira que os prejudicados recorram. Não podemos deixar que a coisa continue como está. Abraços, Wander

      Reply
  2. 2

    Ana Paula

    E aquela de Constitucional que falava de D. Sociais? Tem 2 respostas corretas não tem???

    Reply
  3. 3

    Leandro

    amigo, se estas questões fossem anuladas eu estaria aprovadooooo!

    Leandro

    Reply
    1. 3.1
      Wander Garcia

      Wander Garcia

      Leandro, e ainda há mais questões com problemas. Apresentaremos novos fundamentos durante o dia de hoje. Se a FGV vai reconhecer tanto erro, não dá pra ter certeza disso. Mas alguns gabaritos terão que ser modificados, sim. Abraços, Wander

      Reply
  4. 4

    ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

    Pela obscuridade deste exame penso que teriam que anular no mínimo umas 30 questoes….o que vcs pensam? este é o numero definitivo de questoes a serem anuladas, após estudos? os professores ieram analisar outras questoes?…

    Reply
  5. 5

    ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

    Irá analisar outras questoes passiveis de anulaçao? preciso saber para interpor recurso. pois preciso de muitos pontos …

    Reply
    1. 5.1
      Wander Garcia

      Wander Garcia

      Caro Antônio Carlos, até o final do dia teremos mais fundamentos para recurso. Abraços e obrigado por entrar em contato

      Reply
  6. 6

    Ruy

    Eu fiz 39 pontos e errei as questão sobre a boa fé objetiva no Direito do Consumidor e a da responsabilidade civil do Francisco entre várias. Sobre essa última entendo que: o vinculo entre Silas e Jonas na obrigação de restituir não elide que este último possa cobrar do Francisco pelos prejuízos causados. Sobre a primeira também concordo com o senhor. Só que eu acho que vai faltar boa fé objetiva à OAB no dever acessório de lealdade para assumir seus erros. Foi a primeira vez que eu fiz e ainda estou no 9º semestre mas já começo a me preocupar.

    Reply
    1. 6.1
      Wander Garcia

      Wander Garcia

      Caro Ruy, sua chance de ser aprovado na 1ª fase é muito grande. Faça seu recurso e comece a estudar para a 2ª fase urgente. Sucesso!

      Reply
  7. 7

    Eugenio

    Professor: Sou estagiario de direito e acertei 40 questões, se for aplicado sua ilustre orientaçao em anular 09 questões , acertei 49 o que me deixa muito feliz pois, já tenho 52 anos e só pude estudar depois de “velho”. muito obrigado.

    Reply
  8. 8

    Daniele Santos

    Oi, estou no 9º sem e essa foi minha 1ª (e espero q ultima) vez de exame da ordem, q pelo q estou vendo tenho chances de ir p 2ª fase. Gostaria de saber se o recurso apresentado por uma pessoa se estende a todos? já q as questoes divergentes são as msm p todos…

    Reply
    1. 8.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Daniele,

      Sim, os efeitos dos recursos são de extensão coletiva!

      Reply
    2. 8.2

      Roberto Neto

      Seria bom que todos que precisam adentrassem com recurso, pois a FGV vai olhar e anular várias… passem isso adiante!

      Reply
  9. 9

    fernanda

    Pessoal, vamos nos unir e apresentar recursos, não vamos deixar que a FGV acabe com os sonhos de tantas pessoas que lutaram para concluir a faculdade e depois de 5 anos ter que se deparar com uma prova decoreba e cheia de pegadinhas, estou com 39 pontos e com certeza tem muita gente na mesma situação, vamos nos unir, 38, 39 pontos…..e apresentar recursos de todas as questões que os ilustres professores nos apresentaram argumentos!!!!!!!!!!

    Reply
  10. 10

    Edith

    Professor, você não acha que a questão que fala dos Direitos Sociais, Culturais e Econômicos deve ser anulada? Tem 2 respostas corretas. Deveria a FGV manisfestar antes da data do recurso, já que suas questões estão eivadas de erros, não acha?

    Reply
  11. 11

    nizia

    Prezados, gostaria de externar minha indgnação a respeito da questão que fala dos Direitos Sociais, Econômicos e Culturais. Está claro que a questão tem 2 questões corretas e nada foi feito de ofício pela FGV. É um absurdo ter que recorrer para anulara esta questão. Vamos gente, divulgue e vamos recorrer. Lembre-se a união faz a força. Devemos recorrer de todas as questões que erramos e que são passíveis de recursos

    Reply
  12. 12

    José Ferreira Nicolau

    O que a OAB está fazendo é um desrespeito total com os Bacharéis de Direito, bem como com as Faculdades, vez que coloca em dúvida a credibilidade destas instituições, onde com os erros gritantes faz que poucos alunos consiga obtenção da aprovação. As Instituições deveriam ser solidárias aos seus alunos e recorrerem contra todos os abusos da OAB. Vamos fazer valer nossos direitos!

    Reply
  13. 13

    MARIA DE FÁTIMA

    Caro Prof. Wander Garcia, Primeiro obrigada, pelas questões fundamentadas. Concordo plenamente com o senhor a respeito dos enunciados destas questões, absolutamente abastratas, as pessoas que estão elaborando estas provas, acredita que Os bachareis são advinhos, para responder o que realmente se pretende com esse tipo de prova? Quem é que vai gravar minuncias de leis e todos os codigos juridicos, doutrinas, sumulas, etc… Nem os Min. do Supremo sabem tudo. Eu acho que para exigir tanto, teria ser prova de consulta, estou falando exemplo tipo de alternativa vem “no processo; não; 2/3; 3/5″ e por ai vai… As perguntas são mal elaboradas obscuras e abstrata. Realmente essa prova não mede conhecimento, vejo nela uma fonte de renda milhonária o valor de R$ 200,00 por inscrição! cada exame é Bolão. Na verdade a OAB não esta preocupada com formação de ADVOGADOS, e sim com a renda de todo processo exame da ordem, cursinhos, livros etc. que mantem as suas unidades, é por isso que vimos 90% dos alunos focados em concuros e não estão nem ai para exercer a profissao de Advogar.

    Reply
  14. 14

    Carlos

    Nobre colega, permita-me discordar de você no que toca à questão acerca da boa-fé objetiva no Código de Defesa do Consumidor. O gabarito está correto, posto que o titular passivo da obrigação é o devedor, sendo ativo o credor. Portanto está correto afirmar que quando o credor reconhece que deve cumprir um dos direitos anexos à relação contratual em relação ao devedor, ele está a atuar exatamente no que exige a boa-fé objetiva.

    Reply
  15. 15

    Ricardo

    Como eu faço para recorrer dessas 9 questoes da oab ?? eu fiz 31 pontos o que totalizaria os 40 pontos pra eu seguir para a segunda fase Help !!!

    Reply
  16. 16

    Rosangela da C. da Silva

    Boa tarde professor Vander

    Fiquei muito feliz em encontrá-lo por aqui, como sempre nos ajudando a entender a complexidade que é este exame de ordem.

    Fui sua aluna no curso de preparação para a I° prova que prestei em 2009, infelizmente não obtive êxito devido a grande tesão que me abateu, posteriormente fiz mais duas provas e passei na 3° somente na primeira fase pq a 2° foi realmente prova para chinês ver e tentar fazer.

    Fiquei bastante tempo sem realizar a prova somente agora resolvi tentar novamente,mas confesso que estava receosa, pois já deu para perceber que todas as “mudanças”, são sempre para pior, não consegui aprovação,acertei 35 questões, mas, concordo realmente que a prova estava em alguns momentos escrita em tupi-guarani, pois não dava para interpretar realmente o que o examinador estava querendo, se era um baixo indice de aprovação que eles queriam, PARABÉNS, me parece que conseguiram, pois todos com quem falei não passaram.

    Claro que não deixarei de recorrer, pois é exatamente isso que esperam de nós, o ideal é que todos recorram, mas a realidade está ai e mostra que infelizmente isso não irá ocorrer, e sinceramente neste momento as pessoas justificam para estes caras a necessidade da aplicação da prova.

    Um abraço e obrigada.

    Rosangela

    Reply
  17. 17

    CARLOS

    Fiz 38 pontos e todas que até agora foram dados como possíveis de anulação eu errei, professor tenho alguma chance de alcançar 40?

    Reply
    1. 17.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Carlos,

      Temos aconselhado a todos que ficaram por poucos pontos, como você a seguir na preparação para a segunda fase. São muitas as questões com problemas! É difícil dizer quantas serão anuladas, pois no último exame eram inúmeras questões absurdas e apenas uma foi anulada. Porém, acreditamos que nesse exame poderão ser anuladas mais!
      De qualquer forma, caso o pior aconteça (as questões não sejam anuladas) voce não vai perder tempo tendo ficado estudando pra segunda fase, pelo contrário… estudo nunca é jogado fora, certo?!
      É preferível uma frustração por não terem sido anuladas as questões necessárias para sua passagem à segunda fase do que não ter tido tempo de estudar o que precisava, concorda!?
      Levante-se meu amigo… vocÊ está muito próximo… esse exame realmente é injusto.. mas nós somos operadores da justiça, mais do que do Direito!! (“Quando encontrar o direito em conflito com a justiça, lute pela justiça!”)
      Bons estudos e boa sorte!

      Savio

      Reply
  18. 18

    CEARENSE CABEÇÃO

    PROFESSOR E A QUESTÃO DE NÚMERO 9 DE ÉTICA PROFISSIONAL? ORA, A QUESTÃO TRATA DE UM ADVOGADO QUE CONSUME TÓXICO DE FORMA HABITUAL E CONSCIENTE. ADEMAIS, O ARTIGO 34 DA LEI8.906/94 TRATA DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES, MAIS PRECISAMENTE NO INCISO XXV- MANTER CONDUTA INCOMPATÍVEL COM A ADVOCACIA. JÁ NO PARÁGRAFO ÚNICO DO MESMO ARTIGO, ALÍNEA “C” INCLUI ENTRE AS CONDUTAS INCOMPATÍVEIS COM A ADVOCACIA “embriaguez ou toxicomania habituais.” O CAPUT DO ARTIGO 34 VERSA SOBRE AS INFRAÇÕES DISCIPLINARES. POR ÚLTIMO, O ARTIGO 35 DA LEI EM DEBATE, TRATA DAS ESPÉCIES DE SANÇÃO DISCIPLINAR E NO INCISO III – EXCLUSÃO. ORA, A ALTERNATIVA “a” REVELA QUE ” O ADVOGADO PODERÁ SERÁ EXCLUÍDO DOS QUADROS DA OAB”, E A ALTERNATIVA “c” DITA ” A SANÇÃO DISCIPLINAR SE APLICA A ENVENTUAL USO DE DROGAS”. ORA, ORA, ESSA QUESTÃO POSSUI DUAS ASSERTIVAS CORRETAS. POR FAVOR, PROFESSOR ANALISE ESSE MEU QUESTIONAMENTO. GRATO.

    Reply
    1. 18.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Entendo que a questão 9, que trata da toxicomania habitual, recebeu resposta ADEQUADA pela banca examinadora. O advogado que é dado a embriaguez ou toxicomanis habituais pratica CONDUTA INCOMPATÍVEL com a advocacia (art. 34, XXV, EAOAB), o que ensejará sua SUSPENSÃO dos quadros da OAB.

      Assim, não seria caso de EXCLUSÃO DO ADVOGADO (alternativa A), nem C (pois somente o uso HABITUAL – e não eventual, como consta na assertiva – enseja punião disciplinar).

      Portanto, não vejo chance alguma de sucesso na impugnação da questão.

      Prof. Arthur Trigueiros

      Reply
  19. 19

    Daniela

    Caro Professor,

    Preciso de uma opinião, qual a espectativa diante das questões passiveis de a anulação. Acha que a FGV, anulará no máximo uma ou duas?
    Agradecida!

    Reply
    1. 19.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Daniela,

      A última edição do exame não nos deu um bom parâmetro quanto ao número de questões anuladas. Porém, ainda que a prova continue injusta e com uma abordagem completamente desfocada do propósito acadêmico, acredito que, juntamente com demais professores do mesmo ramo, 2 ou 3 serão anuladas… mas veja, EU ACHO!
      A insegurança em afirmar está exatamente na postura que tiveram no último exame! Onde o número de questões passíveis de recurso era proporcionalmente o mesmo… Porém, como já escrevi a outros amigos do blog, aos que estão por poucos pontos, o melhor é organizar os estudos de segunda fase. Preferível uma possívei frustração de não ver nenhuma questão anulada do que o arrependimento de não ter estudado o suficiente (levando em conta que o resultado dos recursos interpostos será aprox. duas semanas antes da prova). Concorda?!

      Bons estudos e boa sorte!

      Savio

      Reply
  20. 20

    carlos

    Obriagdo vc tá certo.

    Reply
  21. 21

    Luiz Carlos Marques

    Boa tarde Drs Savio Chalita e Wander Garcia, esclareço, que tomei a liberdade, e recorri de todas as questõa alegadas pelo mestres das Obras de Como Passar na Prova da OAB. Lamentavelmente os Bachareis de Direito estão nas mãos da OAB e da FGV. Com tantas questões passiveis de anulação, como podemos confiar nestas instituições e nas suas provas. Pagamos caro pela prova, e temos ainda que estudar as pegadinhas e questões dubias. Agradço aos senhores as questões passiveis de anulação, vamos ver qual será a resposta da FGV. Saudações.Luiz

    Reply
    1. 21.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Prezado Luiz,

      Estamos com você nesta desgastante batalha! Sabemos e nos indignamos com a falta de um critério justo tanto na elaboração quanto na correção das provas! Não se deixe desanimar!
      Estamos juntos na torcida! Sucesso, meu amigo!

      Savio

      Reply
  22. 22

    Jaque

    Prof, acertei 36 questoes….acho que nao da pra mim ne???
    Me preparo para o proximo exame ou arrisco a segunda fase neste?

    Grata!

    Reply
    1. 22.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Jaque,

      São muitas as questões passíveis de recurso, mas sabemos que mesmo assim, poucas são anuladas! Confesso que acho difícil 4 questões serem anuladas, tendo por base as edições anteriores do Exame.
      Todo caso, festa de criança e anulações da OAB, são sempre uma surpresa! Rs… Acho que estudo nunca é jogado fora! NUNCA! Reúna o material de segunda fase, dê uma olhada… leia os artigos, algumas questões que já caíram, treine as peças, monte as estruturas de peça… caso sejam anuladas as que você precisa (veja bem, acho difícil 4 serem anuladas, masssssss… pode acontecer), você já terá um caminho preparado. Caso não dê certo, tire um tempo para descansar.. uma ou duas semanas.. e organize seus estudos para a primeira fase! Mas não desista, não perca a motivação… Se não der certo, voce ficou por muito pouco.. pouquísssssimo!
      Muita luz e força pra vc!

      Estamos juntos!

      Savio

      Reply
  23. 23

    Jaque

    Obrigada pelo incentivo prof.!!!! Seu blog é ótimo!!!
    =)

    Reply
    1. 23.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Obrigado Jaque!
      Vamos pra cima delesss!!! hehe
      Força!

      Beijos e bons estudos!

      Reply
  24. 24

    gildásio teixeira chaves

    tem alguma questao da prova branca passivel de anulaçao?
    acertei 38 há alguma possibilidade de ainda passar para a segunda fase?
    se vc estivesse no meu lugar começaria estudar para a segunda fase?
    conta com o seu sabio comentario.

    Reply
    1. 24.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Gildásio,

      Parabéns pelo resultado! 38 pontos é um bom resultado… não desanime!!
      Veja bem, no último exame, muitos casos semelhantes ao seu (e neste exame também). A orientação dos professores do IEDI são sempre no mesmo sentido, de que nesta situação você inicie a preparação pra segunda fase por algumas razões: 1 – Caso as questões sejam anuladas a publicação do feito da anulação é muito perto da data do exame o que praticamente inviabilizaria sua preparação em 10 dias! 2- Caso você opte pela preparação à segunda fase e infortuniamente não venham a ser anuladas as questões das quais você necessita, o estudo não será jogado fora… neste caso você tiraria alguns dias para descansar e logo poderia dar início a um cronograma de estudos, revendo possíveis falhas e erros, para o exame seguinte! Ou seja, Caro Gildásio, no seu lugar (como questionou) daria início a preparação para a segunda fase com força total! Pois acredito que as chances são grandes!!!
      Boa sorte, muita luz e motivação!!
      Torcemos por voce!

      Abraço!

      Savio

      Reply
  25. 25

    gildásio teixeira chaves

    valeu professor!!!!!!!!!
    é o que vou fazer.
    muito obrigado pelo sabio conselho
    DEUS lhe abençoe muito

    Reply
  26. 26

    Orlando

    Olá, fiz 37 pontos será que existe uma possibilidade de anularem 3 para eu passar para a segunda fase? Abraço

    Reply
    1. 26.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Orlando, Veja o que respondi a um outro aluno!
      Ainda que a pontuação seja diferente.. o humilde conselho, é o mesmo!!
      Abração e boa sorte.. sucesso!

      Savio

      Gildásio,

      Parabéns pelo resultado! 38 pontos é um bom resultado… não desanime!!
      Veja bem, no último exame, muitos casos semelhantes ao seu (e neste exame também). A orientação dos professores do IEDI são sempre no mesmo sentido, de que nesta situação você inicie a preparação pra segunda fase por algumas razões: 1 – Caso as questões sejam anuladas a publicação do feito da anulação é muito perto da data do exame o que praticamente inviabilizaria sua preparação em 10 dias! 2- Caso você opte pela preparação à segunda fase e infortuniamente não venham a ser anuladas as questões das quais você necessita, o estudo não será jogado fora… neste caso você tiraria alguns dias para descansar e logo poderia dar início a um cronograma de estudos, revendo possíveis falhas e erros, para o exame seguinte! Ou seja, Caro Gildásio, no seu lugar (como questionou) daria início a preparação para a segunda fase com força total! Pois acredito que as chances são grandes!!!
      Boa sorte, muita luz e motivação!!
      Torcemos por voce!

      Abraço!

      Savio

      Reply
  27. 27

    Mariana

    Olá, fiz a prova amarela e fiquei com 39 pontos. Não formei ainda, sera que estudo para segunda etapa ? Escolhi Direito Trabalho.

    Reply
    1. 27.1
      Savio Chalita

      Savio Chalita

      Mariana,

      Na minha opinião você deve se preparar sim! Falta apenas um ponto…
      Você está em qual semestre? Atente ao edital que orienta que alunos do 9° e 10° semestres podem realizar o exame. Se você está em um desses semestres, prepare-se… a segunda fase e a “vermelinha” estão muito próximos de vc!!!

      boa sorte!!!

      Reply
    2. 27.2

      DENILSON

      colega tambem vou fazer trabalho na segunda fase, porem, como fiquei com 38 pontos nao estou fazendo cursinho, visto que, os valores sao altissimos, porem, lhe peço caso tenha algum material da segunda fase de direito do trabalho m passe me ajude. Obrigado m add em seu msn ou email jus_denilson@hotmail.com

      Reply
    3. 27.3

      DENILSON

      colega vc possui algum material para segunda fase se tiver me envie por gentilesa jus_denilson@hotmail.com

      Reply
  28. 28

    marcelo natale

    Caro Professor,

    Acertei 39 questões, e gostaria de saber se uma única questão for anulada eu poderei participar da 2ª fase e também gostaria de saber qual a dataque ficarei sabendo, se a própria OAB avisa ou algo assim?
    Muito grato.
    Marcelo Natale

    Reply
  29. 29

    DENILSON

    prof fiz 40 pontos em conformidade com o gabarito, porem, quando fui ver a lista geral percebi que havia sido reprovado, deviro a equivocos no preenchimento do cartao de resposta, ficando entao com 38 pontos, fiz a prova verde, nao sei se ha ou nao possibilidades de anulação oque me sugere.

    Reply
  30. 30

    Ruy

    Na prova passada 3 questões da 1ª fase foram anuladas, creio que houve um número menor de aprovados e a OAB deu uma “colher de chá”, eu fui beneficiado pois tinha feito somente 39 pontos e com as anulações fui para 42 e, consequentemente, para a 2ª fase. Fiz a segunda fase de Direito Civil e a prova foi de graça de tão fácil. A peça foi uma ação de alimentos de idoso. Se for verdade a tese dos “experts” de que o número de questões anuladas varia segundo o número de aprovados, neste V exame, é provável que o número de aprovados na 1ª fase tenha sido maior (é preciso ver as estatísticas), e, por isto, a OAB resolva “pesar a mão” na 2ª fase. Espero que eu esteja errado e que todos tenham a mesma sorte que tive, e, que a peça prático-profissional tenha um enunciado inteligível, na área de civil creio que uma ação possessória ou uma com base em contrato de locação seriam opções palatáveis.

    Reply
  31. 31

    rejane

    Bom Dia Professor,
    Fiz a prova Branca, o Sr. poderia enviar a correspondecia das questões com a prova verde.
    Obrigado

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *